PROJETO RLIS (infelizmente) chega ao FIM

Numa parceria levada à cabo, desde março de 2017, e com o objetivo de apoiar as famílias mais carenciadas da freguesia e de ser um suporte para a melhoria e inclusão dos diversos casos de fragilidade social, o Projeto RLIS - Rede Local de Intervenção Social, para além, do Atendimento e Acompanhamento Social dos beneficiários deste projeto, foi o mote para a inclusão de novas formas de apoio aos mais desfavorecidos e à conceção de uma mini rede social na freguesia, nomeadamente entre a Junta de Freguesia, a Segurança Social e o Grupo Comunitário da Paróquia de Santa Joana.

Ao longo desde dois anos, e alicerçado no Fundo de Apoio às Famílias, que esta autarquia aprovou no primeiro semestre de 2017, foram cerca de uma centena as famílias que receberam o apoio do Assistente Social afeto a esta freguesia, o Dr. Rui Santos, resultando num conjunto largo de apoio formais e informais para a melhoria da qualidade de vidas das pessoas com menos rendimentos, e que igualmente, resultou na atribuição de apoios monetários por parte desta autarquia na ordem dos cinco mil euros, nos últimos três anos.

Para a Freguesia de Santa Joana, o términus deste projeto, por decisão do Organismo Estatal, é uma “triste notícia” nomeadamente porque o projeto RLIS permitiu uma aproximação dos serviços da Segurança Social junto da comunidade de Santa Joana, assim como, permitiu colaborar com o Dr. Rui Santos, um assistente social de “coração e alma em prol dos mais desfavorecidos” e que em muito alargou os horizontes sociais às gentes e aos autarcas desta freguesia.

Por fim, informar que a Segurança Social disponibiliza um atendimento aos cidadãos desta freguesia, às quintas-feiras de manhã, na sua Sede, localizada no centro de Aveiro, e que a Junta de Freguesia manterá disponível o seu Fundo de Apoio Social, continuando o mesmo a estar condicionado a um relatório de um Assistente Social.