SÃO BRAZ alegra os mais PEQUENINOS

Na envolvência dos Festejos em Honra de São Braz, e cumulativamente, do PAEC - Plano de Atividades Educacionais e Culturais 2018/19 da nossa Freguesia, a Mordomia de São Braz e a Junta de Freguesia de Santa Joana uniram-se para promover a iniciativa «São Brás dos Pequeninos».

Apesar da tempestade que se fez abater na nossa região, no passado dia 01 de fevereiro, as crianças da EB1 dos Areais, EB1 da Presa e EB1 do Solposto seguiram de autocarro até ao auditório da Junta de Freguesia, de modo, a vislumbrar uma peça de Teatro original intitulada de "São Braz e o Senhor Gato", e que fora protagonizada pelos respetivos mordomos.

No final da peça de Teatro as crianças presentes puderam recolher os tradicionais rebuçados de São Braz, que foram atirados do atrium do Edifício-Sede da Junta de Freguesia.

Para culminar esta ação, membros da Mordomia, assim como membros do Executivo da Junta de Freguesia, passaram pelas diversas salas do Colégio D. José I e do Centro Social de Santa Joana Princesa arrastando a contagiante alegria da Marcha de São Braz e lançando mais uma larga quantidade de rebuçados.

Por fim, e paralelamente a esta iniciativa, as várias escolas da Freguesia construíram uns fantoches inspirados na história do São Braz e do Senhor Gato, sendo que a exposição dos mesmos está patente na Capela de São Brás até dia 04 de fevereiro, mas que podem igualmente ser vislumbradas no seguinte link:

Sinopse do TEATRO:

Era uma vez uma quinta que não era um dia da semana, nem o intervalo entre duas notas musicais - assim começa esta história. No meio de couves, nabos, galinhas e muitas outras coisas, o proprietário da quinta torna-se cada vez mais parecido com os gatos que lá vivem. Ele gosta muito de cantar mas, um dia, inexplicavelmente, a sua voz sofre alterações profundas e o seu canto torna-se insuportável para os ouvidos sensíveis dos felinos. O desassossego espalha-se na vizinhança e aconselham-no a consultar um otorrinolaringologista, o que ele recusa. Sem conseguirem dormir, apesar do algodão nos ouvidos, os seus vizinhos ficam a saber que o São Braz cura as doenças das gargantas e decidem pedir-lhe ajuda…

Ficha técnica do TEATRO:

  • Texto e encenação: Graça Amaral
  • Narrador: Pedro Carapina
  • São Braz: André Teixeira
  • Sr. Gato: Joaquim Manuel
  • Gatos: Bruno Pinto, João Henrique e Ricardo Toste
  • Direção musical: Pedro Carapina
  • Figurinos: Flora Rocha Antunes
  • Cenografia: Flora Rocha Antunes e José Mano
  • Produção: Mordomia da Festa de São Braz 2019
  • Apoio à produção: Junta de Freguesia de Santa Joana