MENSAGEM DE PÁSCOA - PADRE ADÉRITO

Caríssimos amigos e paroquianos de Santa Joana,

Do silêncio do meu quase total isolamento domiciliário, quero dirigir-vos a minha saudação pascal, muito simples mas muito solidária.

O Papa Francisco, a propósito desta situação tão dolorosa em que todos nos encontramos, naquele silêncio profético na Praça vazia de S. Pedro no Vaticano, afirmou que estamos todos na mesma barca. Nunca no último século nos sentimos tão pequenos e tão vulneráveis, numa natureza que julgávamos controlar e dominar e afinal vemos que, na realidade, há poderes mais fortes, que ultrapassam as nossas capacidades.  A nossa correria louca, quase sempre sem tempo para nós, para a família, para os outros e para outros insubstituíveis valores, de repente deu lugar a uma disponibilidade quase total para tudo isso. Muitos filhos mal viam os pais, muitos pais mal se viam entre si e pouco tempo tinham para estar com os filhos. Então e agora? Temos tempo para tudo e, se aproveitarmos esta conjuntura, talvez concluamos, sem dificuldade, que os valores materiais e o bem-estar que proporcionam, não serão os mais importantes. Talvez nos convençamos que no final das nossas vidas nada levaremos do que é material, mas somente o que tivermos feito de bem em relação aos outros. Talvez nos convençamos que somos ricos não quando temos muito, mas quando não tivermos falta do essencial. Assim, somos interpelados a sermos mais solidários, mais justos no uso dos bens comuns, e no respeito pelos mais carenciados e pela natureza. No fim de contas, nada nos pertence em exclusividade, mas tudo é de todos e para todos. Somos todos iguais perante o Criador e somos todos irmãos, porque filhos do mesmo Pai.

Estamos a celebrar a Festa da Pascoa, lembrando o grande mandamento que Cristo nos deixou: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”. O desprendimento das coisas terrenas é próprio de quem se considera peregrino neste mundo, conduzido pelo Pai, que sabe melhor do que nós o que nos faz falta, na caminhada segura para a morada definitiva. É esta a Páscoa    do cristão. Muita Fé na Ressurreição, muita Esperança em Deus e muita Caridade para com o próximo, farão uma Santa e Feliz Páscoa. É o que vos desejo com muita amizade e disponibilidade.

PADRE ADÉRITO ABRANTES - Paróco da Paróquia de Santa Joana Princesa