PARÓQUIA DE SANTA JOANA PRINCESA celebra 50 anos!

A história remonta aos inícios da década de 60. O índice demográfico aumentava a olhos vistos nos lugares que hoje dão corpo à freguesia de Santa Joana, o que dificultava a prestação de uma assistência religiosa condigna. A esta realidade acrescia o facto intolerável de pessoas que conviviam nas mesmas ruas pertencerem a paróquias diferentes, distribuídas pelas freguesias religiosas de Esgueira, Glória e Vera Cruz. A solução passava, pois, por agregar estas gentes numa mesma paróquia, conferindo-lhes autonomia religiosa.

Depois de diligências várias, desenvolveram-se todos os esforços para a criação da tão almejada circunscrição eclesiástica. A inexistência, porém, de uma igreja local, capaz de servir cabalmente as práticas religiosas, levou o então Bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, a decretar a ereção provisória de um Vicariato, ou Reitoria Paroquial, o qual adotaria o título de Santa Joana Princesa, nome pronunciado a uma só voz.”

Constituída oficialmente a 11 de novembro de 1969, a Paróquia de Santa Joana Princesa prepara-se para celebrar os 50 anos da sua existência, sendo esta efeméride celebrada com um conjunto de atividades e eventos que pretende congregar toda a comunidade local numa das principais obras da sua existência: a Igreja Matriz de Santa Joana.

Do programa de festividades constata-se, principalmente, a realização de uma Eucaristia dedicada às famílias, uma tarde cultural com a presença dos grupos de catequese e um espetáculo musical com a conhecida Banda Jota, a que se unem, as Tasquinhas Gastronómicas dinamizadas pelos diversos serviços pastorais.

Esta efeméride não poderia deixar de contar com uma Eucaristia Evocativa dos seus 50 anos, a realizar no dia 11 de novembro, que para além de contar com a presença do Senhor Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, contará com a presença habitual do Padre Adérito Abrantes, pároco desta Paróquia desde a primeira hora e que certamente recordará algumas das principais histórias vividas ao longo das últimas cinco décadas.

As comemorações dos 50 anos da Paróquia de Santa Joana Princesa, que tem como lema “Meio Século de Vida Cristã!”, realizam-se entre os dias 09 e 11 de novembro, no interior ou nas imediações da Igreja Matriz de Santa Joana, sendo «um extraordinário motivo de regozijo para toda a população local», sendo por esse motivo, que este evento conta com o apoio desta autarquia local.